sábado, 25 de maio de 2013

Viajando com novas palavras

Dando uma olhada no site Relações Livres encontro uma nova palavra. Sim, uma palavra com um significado muito bonito. Difícil de compreender, de viver, de sentir, mas muito bonito. Talvez estejamos tão acostumados a sentimentos feios como o ciúme que achamos impossível que um sentimento desses caiba em nossos corações. A palavra é COMPERSÃO.

Só pra dar uma ideia, a definição que está no site citado é essa:

"É um termo usado por pessoas que tem relacionamentos livres, abertos, ou poliamorosos.
Compersão é o sentimento oposto ao ciúme. É quando a gente fica feliz de ver feliz a pessoa que a gente ama sendo amada ou amando outras pessoas, ou simplesmente curtindo as novas relações.
É componente do amor, não do modelo de relação… Até porque os relacionamentos abertos nem sempre tem esse componente presente mas ele é fundamental para virar a pagina do ciúme.
Mas só sentimos compersão quando compreendemos a multiplicidade de experiências do outro como enriquecedora para nós mesmos e respeitamos sua autonomia em procurar satisfação de formas diferentes das nossas."

Também achei esse texto aqui em um site poliamorista. Bem interessante.

O importante aqui é pensar no outro não como nossa propriedade, mas como uma individualidade, com vontades, desejos e sentimentos próprios. É perceber que dessa forma as relações são muito mais ricas, saudáveis e interessantes. É valorizar o amor e o respeito. 

É um desafio lindo pra uma vida inteira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário