segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Uma viagem bem doce

Estou aqui bebericando. A bebida é uma Ginja de Óbidos. Bem doce, como eu gosto :-) É um licor de cerejas silvestres, mas tenho certeza que alguém me disse que eram de cerejas "selvagens"! Uau! Adorei!

Diz o rótulo: "A Oppidum é a ginja tradicional de Óbidos, produzida sem corantes nem conservantes, com as ginjas de características únicas da Aldeia do Sobral da Lagoa, concelho de Óbidos."

É feita de ginja, açúcar, álcool e água. Aliás estou vendo agora que o teor alcoólico é de 19%. Bebida doce engana... Estou na quarta tacinha e já devo estar viajando. Só isso pra explicar alguém ficar lendo rótulo enquanto bebe.

Mas não é só em Óbidos que se bebe a famosa ginjinha de Portugal, é claro que em Lisboa também. E foi lá que provei a ginja no copinho de chocolate. Hum... sem comentários. Nessa hora decidi que teria que trazer pra casa. Uma garrafa de vidro com 500 ml dentro não é exatamente leve, mas valeu o peso extra na mala. Não é em qualquer esquina da Lapa que eu degusto um copinho de ginja.

Ainda existe a opção de beber a ginjinha "com elas" ou "sem elas" (as ginjas), como se diz. A minha é "com elas", mas as ditas estão se fazendo de difíceis no fundo da garrafa, não querem minha companhia. Hoje beberei sozinha e deixarei para beber "com elas" em uma próxima oportunidade ;-)

Passeando pela muralha

A cidade de Óbidos é muito fofa. Um vendedor de biscoitos local, super simpático, me contou que a cidade sempre foi rural, baseada em agricultura, sem fábricas e os moradores tinham que fazer tudo em uma cidade maior próxima, que esqueci o nome. Até que um prefeito teve a brilhante ideia de divulgar a cidade para o mundo por conta da sua muralha medieval, que sempre esteve ali e ninguém nunca tinha dado importância. Hoje a cidade vive do turismo.

Vista da cidade de Óbidos de cima da muralha
Dentro das muralhas há várias casinhas brancas com lojinhas vendendo variados tipos de artesanato, principalmente trabalhos em ferro e cerâmica.  E ginja, é claro. Apesar de bem pequena (praticamente duas ruas) tem muitas igrejas, essas sim medievais.
Na foto acima dá pra ver lá embaixo um marco. É um monumento a Camões, onde está escrita a parte de "Os Lusíadas" na qual o autor cita a cidade.
Vale a pena conhecer. Aliás, gostaria de voltar a Portugal para ir a lugares que não conheci. E, quiçá, comprar um estoque de ginjinhas só pra mim :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário